Como funciona a Terapia?

Atendimento Infantil

Crianças são puras e se comunicam pelos detalhes mais sutis. O atendimento psicoterapêutico infantil é realizado a partir dos 4 anos por meio de brinquedos, desenhos e jogos onde a criança consegue expressar seus sentimentos. As crianças são diferentes dos adultos, logo, o setting se constrói de forma diferente. Crianças não falam sobre sentimentos, sendo papel do psicólogo auxiliar que essas emoções sejam colocadas pra fora de maneira saudável. Atitudes e relações são trabalhados no processo, além de auxiliar no desenvolvimento infantil no geral. Os sinais mais comuns que necessitam de acompanhamento ou avaliação psicológica, são: mudanças no comportamento da criança, medo, agressividade, agitação, inquietude, regressão no desenvolvimento, problemas escolares, TDAH, agitação e doenças sem explicação.Se for necessário a aplicação de testes, haverá encaminhamento para tal.

Atendimento para adolescentes 

A adolescência é um processo natural que determina a passagem da infância para a vida adulta. Para muitos, esse período pode ser conturbado, afinal, mudanças psicológicas, físicas e hormonais estão ocorrendo. Brigas, agressividade, dúvidas, choros e tristeza são comuns na adolescência. A terapia presta auxílio para o adolescente e para os pais, caso seja necessário, criando novos caminhos e jeitos para lidar com essa fase difícil.

Atendimento para adultos

Por meio da fala, o paciente traz conteúdos que precisam ser elaborados e resinificados. Com o auxílio do psicólogo, o sujeito pode superar traumas, melhorar a qualidade de vida ao aprender a lidar com certos transtornos, se desenvolver profissionalmente e pessoalmente. O aconselhamento psicológico não tem duração específica de sessões, podendo ser breve ao auxiliar em problemas pontuais ou longa para determinados casos que precisam de mais tempo para elaboração. Novas reflexões novos caminhos são traçados. O psicólogo atua como um espelho, trazendo novas perspectivas presentes na própria fala do sujeito e não percebidas por ele mesmo.

Terapia de casal

A terapia de casal é indicada pra problemas pontuais que o casal não consegue resolver sozinho. Muitas vezes, emoções e acontecimentos não conseguem ser ditos ou entendidos. O psicólogo atua como mediador entre o casal, auxiliando a conversa e a compreensão. A terapia de casal é geralmente breve.

Terapia online

A terapia online funciona da mesma forma que a presencial: O paciente precisa separar um tempo específico e um lugar sem distrações para que possa acontecer de forma eficaz. As mesmas técnicas são utilizadas e o mesmo tempo de sessão é aplicado. É indicada apenas para adultos, onde a fala é a principal fonte de informações.